Goiás

Caiado prestigia desfile cívico-militar em comemoração ao 7 de Setembro

Sob uma recepção de mais de 10 mil pessoas no Centro de Goiânia, o prefeito Rogério Cruz participou das comemorações do 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil. O evento, que contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e do sub-comandante de Operações Especiais do Exército Brasileiro em Goiânia, coronel Rui Martins da Mota, celebrou o Bicentenário da Independência do País.

O ponto alto das comemorações foi o desfile cívico-militar realizado na Avenida Tocantins, no Setor Central, com o palanque montado em frente ao Teatro Goiânia. A Banda da Guarda Civil Metropolitana executou o Hino Nacional, enquanto diversos grupos desfilaram, percorrendo o trajeto da Praça Cívica até a Rua 4. Participaram do desfile membros do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Penal, Polícia Técnica Científica e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de alunos de escolas militares, municipais e estaduais, com suas bandas marciais.

O prefeito do Goiânia, Rogério Cruz expressou sua alegria em retomar um evento tão significativo. “Esse evento não é importante apenas para o Brasil, mas também para Goiânia, pois reúne a família goianiense como um todo. O desfile de 7 de Setembro representa um momento único de celebração da pátria e de nossa identidade como nação. É uma honra participar deste evento e testemunhar o orgulho cívico de nossa cidade, que se une para celebrar nossa independência e os valores que nos unem como brasileiros”, afirmou.

“As bandeiras do Brasil e de Goiás, além do hino, são símbolos que representam o amor que vivemos, o nosso patriotismo e o nosso orgulho do estado e do país. Isso precisa ser estimulado”, destacou o governador Ronaldo Caiado, que estava acompanhado pela primeira-dama do Estado, presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Gracinha Caiado. O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, participou das comemorações, ao lado da primeira-dama Telma Cruz.

Estamos resgatando nossas fanfarras e bandas musicais, aumentando o civismo de nosso povo”, pontuou o governador.

O titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Zander Fábio, agradeceu a participação de todos e enfatizou a importância de retomar um evento que não ocorria há 3 anos: “Foram três anos sem desfile devido à recomendação de evitar aglomerações durante a alta da Covid-19. Portanto, neste ano, preparamos uma grandiosa festa para celebrar esta data tão simbólica e importante para nós, brasileiros”. Ele lembrou que Prefeitura de Goiânia ofereceu toda estrutura para as instituições que participaram do desfile, como transporte, água e lanche.

O desfile contou com cerca de três mil integrantes, entre integrantes do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Penal, Polícia Técnico-Científica e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ainda, bandas marciais de seis escolas da rede estadual percorreram a Avenida Tocantins. Elas representaram os Colégios Estaduais Jardim América, Jardim Europa, Roberto Civita; Colégios da Polícia Militar de Goiás Vasco dos Reis e Ayrton Senna; além do Colégio Estadual em Período Integral Edmundo Pinheiro de Abreu.

*Com informações SECOM/ PMGoiânia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *