Goiás

Caiado participa de posse de 43 promotores de justiça em Goiânia

Novos integrantes vão atuar em todo Estado

Na noite de sexta-feira (12/08), o governador Ronaldo Caiado participou da solenidade de posse de 43 promotores de Justiça substitutos aprovados no 61º concurso para ingresso na carreira do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO). A cerimônia, realizada em Goiânia, formalizou a entrada dos novos integrantes que vão atuar em todas as regiões do Estado. O resultado da seleção foi homologado em julho deste ano.
O governador Ronaldo Caiado, em seu discurso, fez um enfático elogio à conquista dos empossados, que participaram de um concurso com 5.301 concorrentes, finalizado com a posse de 43 novos promotores. Ao falar do quanto Goiás precisa desses novos profissionais do Direito, o governador alertou que governar, bem como buscar a Justiça, “é pisar na vaidade” e alertou que a interação com os demais poderes é fundamental.
“Precisamos interagir com os demais poderes. Ninguém é dono da verdade. Tenho feito isso desde que assumi um Estado com inúmeras dificuldades e chamei todos os poderes para mostrar a situação e buscar soluções conjuntas para os problemas, afinal, quando o Estado não resolve, quem sofre é o cidadão”, disse Caiado.
O governador também orientou os novos promotores que é preciso atuar sempre buscando a convergência e chamou a atenção para que os membros do MPGO jamais “façam concessões à corrupção”. “Vocês vão contribuir naquilo que se chama cidadania. É preciso escutar sempre, conversar, abrir o diálogo”, pediu o governador.
Os novos integrantes contribuem para estruturar o quadro funcional do MPGO, que atualmente tem um déficit de 94 promotores. A recomposição visa garantir a presença de membros da instituição em comarcas que, atualmente, encontram-se desassistidas, em especial no Nordeste e Norte do Estado. Atualmente, são 127 comarcas distribuídas em todas as regiões do Estado.
O procurador-geral de Justiça, e presidente do Conselho Superior do Ministério Público de Goiás, Aylton Flávio Vechi, disse que a posse dos novos promotores é um momento ímpar e que o órgão precisava com urgência dos novos membros. Vechi ressaltou a bom relacionamento institucional entre o MPGO e o Poder Executivo goiano. “Desde o dia em que assumi o MP, temos uma relação cordial, harmônica e muito produtiva”, declarou o procurador.
A principal função do promotor de justiça é atuar em defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais. Falando em nome dos empossados, Laura Figueiredo Felix Lara disse que o “concurso escolhe aqueles forjados para essa profissão”, e destacou ainda que o “tamanho do MP não é definido por garantias das leis, mas pelo tamanho das pessoas que o integram”.
Um novo concurso, com vagas destinadas para Goiânia, está em fase de conclusão. O resultado final será divulgado no próximo dia 22 de agosto, com posse programada para setembro. O último concurso para atender a demanda da capital foi realizado há oito anos.
O corregedor-geral do MP, Paulo Sérgio Prata Rezende, fez uso da palavra para lembrar que o momento pertence aos familiares dos promotores, seus amigos, irmãos parentes e a todos aqueles que apoiaram a conquista. “Pertencer ao MP, é estar perto da simplicidade e longe da arrogância. Nossas portas precisam estar sempre abertas. Afinal, estar no mesmo horizonte, ter o coração do bem e a alma limpa, faz com que tenhamos uma atuação mais justa”.
Presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Benedito Torres, fez discurso em que mostrou o fortalecimento do MP com a promulgação da Constituição de 1988. Apresentou várias citações históricas importantes e disse que o mundo vive um momento difícil do pós-pandemia, mas que é preciso superar os obstáculos. “Conclamo os senhores para o cumprimento das normas e digo que a guerra está só no início e que vocês se alistaram no exército que luta por Justiça”.

Confira os novos promotores:

  1. Alexandre Henrique Moura Chupel
  2. Alexandre Rodrigues Cardoso Siqueira
  3. Ana Paula Ferreira Gomes
  4. André Filipe Lopes Aguiar
  5. Bárbara Olavia Scarpelli
  6. Bruno Prado Beraldo
  7. Caio Augusto Ciraulo
  8. Daniel Venuto Pereira
  9. Douglas Silva Dias
  10. Dyrant Cardoso de Oliveira
  11. Edmilton Pereira dos Santos
  12. Elissa Tatiana Pryjmak
  13. Francielle Armidoro Rabelo Scacabarozi
  14. Gabriel Mariano dos Santos
  15. Gisele de Sousa Campos Coelho
  16. Heloiza de Paula Marques
  17. Isabela Oliva Cassará
  18. Ivan Lucas de Souza Júnior
  19. Izabella Artiaga Dias Maciel
  20. José Alexandre Teixeira de Barros
  21. Laura Figueiredo Felix Lara
  22. Lauren de Siqueira Antunes
  23. Leonardo Maciel Moreira
  24. Leonardo Martins Regis
  25. Luan Vitor de Almeida Santana
  26. Lucas Berni Carneiro da Fontoura
  27. Lucas Rosa Monteiro
  28. Michelle Mendes Ferreira
  29. Monia Dantas de Macedo
  30. Murilo Carvalho Festoso
  31. Paulo Cesar Pinhata Iemma
  32. Pablo da Silva Martinez
  33. Pedro Furtado Schmitt Corrêa
  34. Raïssa de Oliveira Martins Domingos
  35. Renata Aline Nunes da Silva
  36. Rodrigo Brandão
  37. Rodrigo Martins da Costa
  38. Tâmara Cordeiro Polo Mendes
  39. Thiago Leandro Dias Pinheiro
  40. Thomas Nicolau Oliveira Heck
  41. Vinícius Duan Moura Vasconcelos
  42. Yule Reis Mota
  43. Yuri Rezende de Macedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *