Goiás

Caiado participa da abertura do 40º Congresso de Brasileiro Reumatologia

Os avanços da medicina praticada em Goiás e o prestígio dos profissionais goianos foram exaltados pelo governador Ronaldo Caiado nesta quarta-feira (04/10), em sua participação na abertura do 40º Congresso Brasileiro de Reumatologia. Maior evento da especialidade da América Latina, que acontece até o próximo sábado (07/10), em Goiânia, com uma extensa programação científica.

“A medicina de Goiás sempre foi uma medicina de vanguarda, que sempre engrandeceu o estado, com nomes renomados em cada uma das especialidades. A reumatologia também é uma dessas e cada vez mais nos prestigia, em termos daqueles que oferecem aqui seus serviços para atender as pessoas” afirmou Caiado. “Fiz questão absoluta de aqui estar, afinal a gente precisa desta atualização. É a oportunidade para essa troca de ideias, como também as condutas com cada um dos pacientes”, afirmou o governador.

CONGRESSO BRASILEIRO DE REUMATOLOGIA

O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), presidida por Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, e contará com cursos, mesas redondas, conferências, simpósios, sessão de temas livres debatendo os principais temas da especialidade, além de encontro de pacientes, atividades culturais e premiações aos trabalhos e pesquisas mais expressivos sobre a Reumatologia no país, na atualidade.

Vinte e um anos depois, Goiânia sedia novamente o principal evento da nossa especialidade, o que traz satisfação e, ao mesmo tempo, grande responsabilidade para nós e nossa cidade, ao receber colega dos quatro cantos do Brasil”, celebrou o reumatologista Rafael Navarrete, presidente da 40ª edição do evento. “Temos cerca de 2 mil convidados inscritos até o momento e 864 trabalhos recebidos, sendo 650 destes aceitos como posters e 66 temas livres de alta qualidade”, enumerou o diretor científico da SBR, Ivânio Lopes.

São presidentes de honra do 40° Congresso Brasileiro de Reumatologia 2023, os reumatologistas Antônio Carlos Ximenes e Nilzio Antônio da Silva.

ABORDAGENS DIVERSAS

Entre as abordagens da extensa programação científica do congresso estão os mais recentes avanços da reumatologia no mundo e temas importantes como “Transplante de células tronco nas doenças reumáticas”, “Desafios atuais na reumatologia pediátrica”, “Desafios no diagnóstico e tratamento da esclerose sistêmica”, “Cannabis medicinal no tratamento da dor”, “Saúde Mental nas Doenças Reumáticas”, entre muitos outros.

O evento contará ainda com o Terceiro Encontro Multiprofissional da SBR com o tema O que fazer com o paciente reumático? com uma série de assuntos de interesse direto dos pacientes como a educação para adesão ao tratamento, dor crônica, atividade sexual, entre outros temas.

Além de reunir profissionais renomados da reumatologia no Brasil, o congresso também contará com palestrantes vindos dos EUA, França, Canadá, Uruguai, Austrália, Paraguai e Itália (Fotos: André Saddi)
Além de reunir profissionais renomados da reumatologia no Brasil, o congresso também contará com palestrantes vindos dos EUA, França, Canadá, Uruguai, Austrália, Paraguai e Itália (Fotos: André Saddi)

GRANDES NOMES

Além de reunir profissionais renomados do setor no Brasil, o congresso também contará com palestrantes internacionais vindos de países como Estados Unidos, França, Canadá, Uruguai, Austrália, Paraguai e Itália, que discutirão os mais recentes avanços da especialidade em uma programação diversificada e dinâmica.

Destaque para as conferências internacionais com os especialistas franceses Jacques-Olivier Pers, que concentra pesquisas em medicina de precisão, e Laurent Arnaudm, professor titular de Reumatologia na Strasbourg University & Academic Hospitals, que lidera um grupo de pesquisa com foco em estratégias inovadoras para estudar a epidemiologia de doenças autoimunes.

Também os professores Janet Pope, do Canadá, com experiências de pesquisas em esclerodermia, Lupus Eritematoso Sistêmico e Artrite Reumatoide, do diretor do Hospital Geral de Massachusetts (MGH), John Stone, dos Estados Unidos.

Ainda o italiano Savino Sciascia, professor de Nefrologia no Centro Universitário de Excelência em Nefrologia, Reumatologias e Doenças Raras (ERK-Net, ERN-Reconnect e Membro RITA-ERN), Unidade de Nefrologia e Diálise e Centro de Imuno-Reumatologia e Doenças Raras (CMID), na Universidade de Turim, entre outros convidados internacionais.

*SECOM/GO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *