O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta segunda-feira (6/02), durante solenidade no Palácio das Esmeraldas, a nova cúpula da Segurança Pública de Goiás. O evento contou com a presença do vice-governador, Daniel Vilela, de integrantes das polícias Civil, Militar, Superintendência da Polícia Técnico-Científica e Corpo de Bombeiros Militar.
O coronel Renato Brum segue como titular da Secretaria da Segurança Pública. Como delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, foi empossado André Gustavo Ganga. Também foi anunciado o novo superintendente da Polícia Técnico Científica de Goiás, Ricardo Matos da Silva.
‘Pisem na vaidade’
Durante a solenidade, o governador Ronaldo Caiado falou sobre a importância das forças de segurança do Estado atuarem de forma integrada. “Vou dar um conselho a vocês. Acordem pela manhã, façam suas orações e pisem na vaidade”, afirmou o governador, referindo-se à importância de que todas as corporações atuem de forma harmônica, compartilhando informações, contribuindo mutuamente para o combate ao crime.
Caiado citou que as forças de segurança em Goiás têm agido de forma eficiente no combate ao tráfico de drogas e citou que, na atual gestão, as polícias devem buscar dar especial atenção ao combate a crimes de estupro e de violência contra a mulher. “O estado de Goiás é hoje uma barreira ao tráfico de drogas provenientes de países vizinhos”, disse o governador.
Reforma administrativa
Ao final da solenidade, Caiado falou sobre a reforma administrativa do Estado, aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás. A reforma cria duas novas secretarias: Infraestrura e Entorno do Distrito Federal. Segundo o governador, a Secretaria de Infraestrutura tem como principal objetivo reunir, em uma só pasta, as ações da Agência de Habitação (Agehab), a Agência de Insfraestrutura (Goinfra), da Companhia de Cesenvolvimento Econômico (Codego) e a Saneago.
Sobre a Secretaria do Entorno do Distrito Federal, Caiado afirmou que o objetivo é ampliar a atenção aos municípios da região, levando serviços, principalmente, nas áreas de Saúde, Educação e Segurança.
Confira o perfil do novo delegado-geral da Polícia Civil:
André Gustavo Corteze Ganga é formado em Direito e Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto, com pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal. Ganga, como é mais conhecido pelos colegas policiais, foi um dos mais votados em lista tríplice do Sindepol para assumir o cargo de delegado-geral da PCGO, que desempenha a partir de agora, figurando nesta posição desde a criação desta lista – tendo sido, na última apuração, o primeiro lugar escolhido pelos filiados.
Ele foi delegado de polícia em Caldas Novas, coordenador da Unidade Aérea da Polícia Civil de Goiás, superintendente de Polícia Judiciária, 17 anos como coordenador da CORE/GT3 e instrutor, há 16 anos, da Escola Superior da Polícia Civil. Atualmente, André Ganga preside o Comitê Nacional dos Coordenadores de Operações Policiais Especiais do Brasil.
Ganga é especialista em gerenciamento de crises, negociador, técnico em explosivos, especialista em entradas táticas, piloto de helicóptero policial, especialista em resgate de reféns, operador de táticas especiais e atirador de precisão policial. Recentemente, fez cursos de Contraterrorismo e resgate de Reféns com a RAID, na França, e Entradas Especiais e Resgate de Reféns com a GEO, na Espanha.
Confira as nomeações da SSP-GO publicadas no Diário Oficial do Estado:
– Delegado-Geral, André Gustavo Corteze Ganga;
– Delegado-Geral Adjunto, Murilo Polati Rechinelli;
– Superintendente de Polícia Judiciária, Marcelo Aires Medeiros;
– Subcomandante- -Geral, Pablo Lamaro Frazão.
– Superintendente de Polícia Técnico-Científica, Ricardo Matos da Silva;
– Superintendente de Ações e Operações Integradas, Evenir da Silva Franco Júnior;
– Gerente de Operações Integradas, Luiz Paulo Vide;
– Gerente de Contrainteligência Estratégica, Ninivi Maria Gontijo de Siqueira Pereira;
– Chefe de Comunicação Setorial, Luiz Magno Silva Leão;
– Subcomandante- -Geral, Clives Pereira Sanches;
– Chefe de Estado-Maior Estratégico, Durvalino Câmara dos Santos Júnior.
*Bruno Hermano / A Redação
-
COMENTÁRIOS