Goiás

Caiado celebra tradição da Romaria do Muquém

O governador Ronaldo Caiado e o vice-governador Daniel Vilela participaram, na manhã desta quinta-feira (15/08), da programação de encerramento da Romaria de Nossa Senhora D’Abadia do Muquém, no distrito de mesmo nome, em Niquelândia, no Norte goiano. Eles compareceram à missa solene em homenagem à Padroeira de Goiás, Nossa Senhora de Sant’Ana, e se reuniram com lideranças locais.

“É uma alegria ver que, em Goiás, temos a maior Romaria Mariana do Centro-Oeste”, exaltou Caiado.

O governador celebrou o sucesso da 276ª edição do evento e ressaltou a colaboração da Igreja Católica para promoção da justiça social e para o resgate de pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Muito obrigado por podermos participar deste movimento de melhorar e de estender as mãos aos mais humildes, carentes, resgatando a nossa população”, agradeceu Caiado.

“Essa é a romaria mais antiga do Centro-Oeste. São mais de 250 anos em que as pessoas estão aqui buscando um momento de fé, de religiosidade, de comunhão com Deus”, lembrou o vice-governador Daniel Vilela.

Governador Ronaldo Caiado e vice-governador Daniel Vilela participam de missa no distrito de Niquelândia: reconhecimento da importância da Romaria de Nossa Senhora D’Abadia do Muquém (Foto: André Saddi e Júnior Guimarães)
Governador Ronaldo Caiado e vice-governador Daniel Vilela participam de missa no distrito de Niquelândia: reconhecimento da importância da Romaria de Nossa Senhora D’Abadia do Muquém (Foto: André Saddi e Júnior Guimarães)

ROMARIA DO MUQUÉM

Nesta edição, a Romaria do Muquém, como é conhecida a celebração, começou no dia 5 de agosto e termina nesta quinta-feira (15/08). Pelo menos 400 mil pessoas já passaram pelo local, segundo estimativa da Polícia Militar.

“Voltem sempre a esse lugar tão significativo de fé, tradição e devoção, onde Deus e Nossa Senhora se fazem presente”, saudou o Padre Aldemir Franzin, reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora D’Abadia do Muquém.

PARCERIA

A missa desta quinta-feira foi celebrada pelo bispo diocesano Dom Giovani, que reconheceu a importância do apoio do governador para que a tradição siga viva.

“Tem romeiro que vem lá da roça, da cidade, de tantos recantos aqui. Quero agradecer porque o senhor ajuda cada romeiro a vir aqui, quando ajuda o santuário, ajuda a diocese. Quero em público agradecer por esse favor, por essa ajuda, por essa parceria”, disse ele.

O Governo de Goiás participa do evento com o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) do Muquém, montado no km 30 da GO-237, conhecida como Rodovia da Fé. No local, os peregrinos são recepcionados com lanches e têm à disposição estrutura com banheiros; espaço de saúde, com a presença de enfermeiros para curativos e primeiros-socorros; capela para orações; e área de convivência.

Em 2024, o tema da Romaria do Muquém é “O cristão, como Maria, é um peregrino da esperança”. A programação do evento conta com missas, procissões, novena, reza de terços, confissões e batismos. Ainda nesta quinta-feira serão celebradas outras três missas no santuário do distrito. A agenda do dia também inclui a procissão conhecida como Andor de Nossa Senhora D’Abadia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *