Caiado antecipa viagem e tem agenda cheia na Bahia antes de pré-candidatura
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), deve antecipar sua ida a Salvador em pelo menos dois dias antes da oficialização de sua pré-candidatura à Presidência da República, marcada para sexta-feira (4/4), às 9 horas. A previsão, é que o chefe do Executivo goiano embarque nesta terça-feira (1º) para a capital da Bahia. O objetivo é ter tempo para dialogar com empresários e políticos, em busca de apoio para a corrida eleitoral em 2026.
O chefe do Executivo goiano já tem agenda com empresários da Bahia. Na quinta-feira (3/4), também conforme apurado pela reportagem, ele receberá uma homenagem pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Essa aproximação com o setor produtivo baiano estaria sendo articulada por representantes da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg).
A ideia de aproveitar sua viagem a Salvador, onde também será homenageado com o título de Cidadão Baiano e receberá a Comenda 2 de Julho, faz parte de uma estratégia de Caiado para ampliar sua visibilidade no Nordeste, considerado um reduto eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Caiado deve ser recebido pelo vice-presidente do União Brasil, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, e pelo atual prefeito da cidade, Bruno Reis, também do UB. O chefe do Executivo goiano estará acompanhado por uma comitiva formada por mais de 100 prefeitos, empresários de Goiás, além de deputados estaduais e federais.
Slogan de pré-candidatura
“Coragem para endireitar o Brasil”. Esse é o slogan de pré-campanha de Caiado à Presidência da República. A frase e a estratégia preliminar foram definidas com seus auxiliares mais próximos e profissionais ligados ao União Brasil. O goiano optou, neste primeiro momento, por dispensar a contratação de um marqueteiro para iniciar sua corrida ao Palácio do Planalto.
A escolha do slogan busca acentuar duas características: a “coragem” para o enfrentamento dos problemas, como a crise de segurança pública, e a disposição para “endireitar”, no sentido de consertar o país.
Caiado desponta como um dos principais nomes da direita na corrida eleitoral e, desde o ano passado, tem reforçado sua intenção de disputar a Presidência em 2026. Nos últimos meses, ampliou articulações e intensificou debates para consolidar seu nome no cenário nacional. “Estou determinado a apresentar uma plataforma de mudança para o Brasil”, declarou na última semana, após especulações sobre possível mudança de data do evento de lançamento da pré-candidatura.
*A Redação