Caiado abre Semana do Meio Ambiente e destaca desenvolvimento sustentável
Governador ainda apontou que Goiás tem seguido o caminho de alinhar o crescimento econômico com a proteção da natureza
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou a busca pelo crescimento de forma responsável e com respeito à natureza durante a abertura da Semana do Meio Ambiente 2023, realizada nesta segunda-feira (5/6), no Auditório Mauro Borges, do Centro Administrativo Pedro Ludovico Teixeira. “Promover o desenvolvimento sustentável é nossa responsabilidade, e é isso que temos feito nos últimos anos”, disse o chefe do Executivo.
O evento, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), tem como tema “Crescimento com Sustentabilidade”. Entre os assuntos abordados estão a aplicação do conceito de sustentabilidade na cadeia produtiva da carne e a gestão de resíduos sólidos. A ação também vai levar estudantes da rede pública a sete parques estaduais, onde serão promovidas ações de educação ambiental. A Semana do Meio Ambiente também premiará servidores públicos que se destacaram no setor.
Para a secretária estadual de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, Goiás se tornou exemplo para o Brasil. “Tem uma agenda da sustentabilidade como estratégia. Aqui o antigo dilema entre agenda ambiental e desenvolvimento socioeconômico não existe mais. Em Goiás, meio ambiente e desenvolvimento andam de mãos dadas”, comemorou.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado Bruno Peixoto, ressaltou as medidas adotadas no Estado durante a pandemia da Covid-19. Bruno afirmou que o sistema Ipê foi primordial para dar segmento do agronegócio em Goiás. “Com ele conseguimos emitir as licenças necessárias, inclusive para garantir a exportação e fomentar a economia. Esse sistema é um exemplo para o país”, destacou o parlamentar.
Reconhecimento
Andréa Vulcanis também comemorou o fato de que o programa Juntos pelo Araguaia está sendo apresentado neste Dia Mundial do Meio Ambiente na Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), em Bonn, na Alemanha. De acordo com a auxiliar, o projeto é o “maior programa de recuperação ambiental do mundo”.
O Juntos pelo Araguaia visa recuperar os 2,6 mil quilômetros de extensão do Rio Araguaia, que passa pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. O programa já investiu R$ 43 milhões em ações de reflorestamento e preservação do meio ambiente.