Bolsonaro recebe título de cidadão goiano: “Esse carinho não tem preço”
Homenagem que foi proposta pelo deputado Fred Rodrigues e evento contou com apoiadores do ex-presidente
A Casa de Leis realizou, nesta sexta-feira, 18, sessão solene extraordinária para conceder Título Honorífico de Cidadania Goiana ao ex-presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro.
Jair Bolsonaro foi presidente do País entre 2019 e 2022 e deputado federal pelo Rio de Janeiro durante sete mandatos consecutivos. Conforme a justificativa do projeto que sugeriu a honraria, o político se destaca na defesa dos valores cristãos e família tradicional, além dos direitos dos militares, segurança jurídica na atuação policial e redução da maioridade penal.
A solenidade ocorreu no Plenário Iris Rezende e precisou ser transmitida em um telão, devido à grande quantidade de pessoas que compareceram à homenagem
Uma verdadeira multidão ocupou vários ambientes do Palácio Maguito Vilela para prestigiar a solenidade. Para evitar tumultos, um número limitado de entradas foi disponibilizado em uma plataforma digital. Mesmo assim, as galerias do Plenário Iris Rezende ficaram lotadas. Para acomodar os apoiadores que não conseguiram entrar no Plenário, um telão foi instalado do lado de fora da sede da Alego, para transmissão ao vivo da sessão.
A Mesa Diretiva foi comandada pelo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), que teve ao seu lado, o chefe do Executivo goiano, Ronaldo Caiado (UB), os deputados federais Professor Alcides (PL), Gustavo Gayer (PL) e Magda Moffato (Patriota), o senador Wilder Morais (PL), e os deputados Fred Rodrigues e Gustavo Sebba (PSDB), além dos homenageados da noite, Jair Messias Bolsonaro e Victor Hugo.
Em seu discurso, o ex-presidente falou sobre o agro, criticou o PT e o governo atual “se o PT votar sim, a gente vota não”, e destacou seu contentamento em ser homenageado em Goiás.
Aplaudido e ovacionado de pé ao subir à tribuna para o seu discurso, Jair Bolsonaro ressaltou que o carinho do povo não tem preço. E disse que enquanto esteve na Presidência, ajudou da melhor forma os Executivos estaduais, especialmente não atrapalhando quem quer produzir. Mas, além disso, foi o presidente que diminuiu a carga tributária do país, reduzindo o IPI [imposto sobre produtos industrializados] de vários produtos e ainda zerando os impostos federais dos combustíveis.
Ele também agradeceu a Fred Rodrigues e a Humberto Teófilo pela concessão do Título de Cidadania Goiana, afirmando que estava muito orgulhoso por receber a homenagem. “Com esse Título de Cidadão Goiano retorno, logo mais, para Brasília, feliz, orgulhoso por tê-lo recebido.”
Em sua fala, o governador Ronaldo Caiado (UB) brincou e disse que depois que Bolsonaro “bebeu a água de Goiás, não saiu mais do estado. Reconhecer os serviços prestados de um presidente da República é porque eles, de fato aconteceram. Depois de JK, Bolsonaro foi o presidente que mais investiu em Goiás”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.
“Presidente, depois de Juscelino Kubitschek, o senhor foi o presidente que mais investiu no Estado de Goiás. Nenhum Estado do Centro-Oeste tem uma ferrovia Norte-Sul de Itaqui ao porto de Santos, funcionando e dando a nós a capacidade de competitividade que nunca teve. Quando foi dada a concessão à Vale do Rio Doce, o presidente poderia colocar o dinheiro no Tesouro Nacional, mas ele pegou o dinheiro e determinou a ferrovia do Centro-Oeste, que sai de Mara Rosa, atravessa o Vale do Araguaia e vai ao Mato Grosso (…) daqui a três anos nós teremos mais um único braço, que chegando ao porto de Ilhéus, será o único Estado com três alternativas de portos para desenvolver e enriquecer essa região”, destacou Caiado.
O governador citou outros investimentos feitos pelo governo federal em Goiás, durante a gestão de Jair Bolsonaro, como recursos para o aumento e descentralização de vagas de unidades de terapia intensiva (UTIs) e a construção de policlínicas.
Por todos os feitos, o governador afirmou que o título concedido mais que se justifica: “Goiás é um Estado que te acolhe, presidente”.
Mais homenagens
Na segunda parte da homenagem, o ex-presidente foi recebido no Auditório Carlos Vieira, entre gritos e aplausos de apoiadores. “Daqui eu tenho uma visão privilegiada. É um mar verde e amarelo que mostra que Goiás sabe valorizar a nossa bandeira, nossa pátria, nosso hino. Podem ter certeza, o ex mais amado do Brasil sempre estará ao lado de vocês”, disse, minutos antes de ser abraçado pela multidão.
*Com informações Agência Assembleia de Notícias