Ano Novo Chinês 2024: O ANO DO DRAGÃO
Aqueles nascidos em 2024 são do signo do Dragão, que simboliza traços como carisma e ambição
Em 2024, o Ano Novo Chinês será celebrado no sábado, dia 10 de fevereiro, sendo que na China e em outros países as comemorações duram cerca de 15 dias ou até mais, como conta a Britannica. A data é celebrada nas grandes e pequenas cidades e é cercada de muitos mitos e tradições seculares da cultura chinesa.
No Ano Novo Chinês 2024, entram em cena as energias do signo do Dragão de Madeira Yang.
O ano lunar tem seu fim após 12 ciclos completos da Lua, cerca de 354 dias.
As celebrações duram 16 dias, desde a véspera do Ano Novo Chinês até o Festival das Lanternas, que acontece no 15º dia, na chegada da Lua cheia, durante o qual as pessoas penduram lanternas brilhantes nos templos ou as carregam durante um desfile noturno.
Considerado um visionário, o ano do Dragão pode ser de uma surpreendente descoberta, com otimismo e disposição para concretizarmos nossos objetivos, pois o nativo desse signo carrega amor à ação.
As interpretações apontam que o Dragão é abençoado com um grande e valente coração. Dessa forma, podemos apontar as principais características que devem se destacar nesse ano do Dragão:
- O poder enquanto necessidade natural
- A imaginação enquanto criação
- A extravagância enquanto postura
- A responsabilidade enquanto conduta
Como temos uma energia forte marcada pela extravagância e pela busca do poder determinando o rumo dos acontecimentos, é importante dar atenção para essa tendência não se manifestar pelos meios mais egoístas, enaltecendo apenas o ego, e esquecendo do todo.
No entanto, temos a imaginação atuando nas características desse nobre Dragão, oferecendo um ponto de soltura e alivia a necessidade de domínio nas situações globais, trazendo um pouco mais de criatividade e leveza para essa condição.
O dragão é o quinto animal do zodíaco chinês. Os 12 signos do horóscopo chinês são utilizados para representar os anos. Como o ciclo se repete a cada 12 anos, 2023 encerrou um ciclo representado pelo coelho, e em 2024 um novo ciclo se inicia, com o dragão.
Os últimos anos do dragão ocorreram em: 2012, 2000, 1988, 1976, 1964, 1952, 1940, 1928, 1916.
Animais no Ano-novo chinês
Segundo a tradição chinesa, Buda convocou os animais para uma reunião, porém apenas 12 atenderam ao seu pedido. Como forma de honrá-los, esses animais foram transformados em símbolos da astrologia chinesa e cada um passou a representar um ano.
A posição dos 12 animais teria sido definida de acordo com a ordem do encontro com Buda. São eles: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco.
Pela crença, os animais também recebem a influência dos 5 elementos fundamentais do Universo: metal, madeira, água, fogo e terra. Por isso, o calendário chinês possui 5 ciclos de 12 anos cada.
Para fins civis, os chineses utilizam o calendário gregoriano, utilizado no Brasil e na maior parte do mundo. Paras as festividades e datas importantes, os chineses utilizam o calendário chinês.
A festividade que marca o início do Ano-Novo Lunar no calendário chinês é chamada de Festival da Primavera. Essa é a celebração mais importante do calendário, dura 7 dias e se encerra com o famoso Festival das Lanternas.
Tradições chinesas de Ano-novo
Assim como no Brasil temos uma infinidade de superstições para atrair a boa sorte no ano que se inicia, os chineses também. Alguns deles são:
- Na decoração, usar flores de ameixa, que simbolizam coragem e esperança, e o narciso, que simboliza boa sorte e prosperidade;
- Evitar lavar os cabelos para conservar a boa sorte e não perder os bons fluidos para o ano que se inicia;
- No Ano-novo, falar somente do futuro e não do passado, pois um novo ciclo está começando;
- Não falar palavrão ou expressões negativas, justamente para não atrair coisas negativas;
- Ficar longe de facas ou tesouras, porque estas podem “cortar” os bons augúrios.
Dica para aproveitar a energia do Ano do Dragão
- Estabeleça a realização de algum objetivo para esse ano, seja um sonho antigo ou algo que gostaria de conquistar.
- A dinâmica e o alinhamento para as coisas estipuladas acontecerem terão o respaldo confiante do Dragão e do seu poder que naturalmente emana