Politica

Alego inaugura o seu anfiteatro

O local, que receberá o nome do empresário Carlos Vieira, será inaugurado, em solenidade na terça-feira, 8. O busto do ex-governador de Goiás, Iris Rezende, que nomina o plenário da Casa, também será descerrado.
A Assembleia Legislativa promove, na próxima terça-feira, 8, solenidade de descerramento do busto do ex-governador de Goiás, Iris Rezende Machado, que dá nome ao plenário da nova sede do Parlamento goiano. Em seguida, será inaugurado o anfiteatro, que receberá o nome do empresário Carlos Vieira, cujo o busto será descerrado na solenidade. Os novos equipamentos da TV Alego também serão inaugurados. O evento terá início às 10 horas.

A denominação do plenário  com o nome de Iris Rezende é uma iniciativa da Mesa Diretora da Casa, proposta por meio do projeto de resolução nº 1244/22, com o intuito de fazer uma homenagem póstuma ao político goiano, dono de uma trajetória inspiradora e de 62 anos de vida pública. Iris é lembrado pelos parlamentares da 19ª Legislatura da Alego por sua valorosa contribuição para o progresso de Goiás e, em especial, de Goiânia. A Resolução nº 1.742, de 28 de março de 2022, foi publicada no Diário da Alego.

Para o presidente Lissauer Vieira, a escolha de Iris foi a de servir o povo goiano com dedicação e trabalho incansável. “O exímio gestor público, o político hábil e conciliador, o pai de família exemplar, o cidadão correto e trabalhador. Todas essas qualidades fizeram de Iris a referência maior do patrimônio humano de Goiás. Um homem que, apesar de sua importância e dimensão, jamais deixou de ser humilde e atencioso, sempre solidário e com as mãos estendidas para quem precisava de ajuda”.

Já a denominação do novo auditório foi proposta por meio do projeto de resolução nº 965/22, pelo ex-deputado Humberto Aidar (MDB), hoje conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A Resolução nº 1.751/22, de 27 de junho de 2022, se encontra publicada no Diário Oficial da Alego. A iniciativa também é uma homenagem póstuma ao empresário natural do Rio Grande do Sul, mas goiano de coração.

“Um grande líder do setor agropecuário do estado de Goiás, Carlos Vieira se mudou para Rio Verde com a família no final da década de 80, quando Lissauer tinha nove anos. O sr. Carlos Vieira foi um homem íntegro, que contribuiu, grandemente, para o desempenho da agricultura goiana. Por tudo isso, a iniciativa expressa o sentimento de gratidão do povo goiano, legitimamente representado pela Alego, a um homem nobre e valoroso, cuja memória merece ser reverenciada por essa e pelas futuras gerações”, anotou Aidar.

Legado a longo prazo

Para o diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, André Furquim, essa gestão deixará um legado para os próximos 50 anos. “Com prédio novo e a tv reaparelhada com qualidade digital e tecnologia de ponta muito maior que nas tvs abertas”, assinala.

Furquim ressalta que o objetivo da TV Alego não é concorrer com emissoras abertas, mas sim divulgar as ações do Parlamento e promover uma maior aproximação entre a população e o Poder Legislativo. “A divulgação de informações corretas é uma das tônicas dessa gestão”, afirma. Da mesma forma que, por meio da tv, a Casa também tem investido em dar ainda mais publicidade aos atos, por meio de seus canais oficiais, como o site institucional e as redes sociais oficiais.

Já o estúdio da TV Alego na nova sede inaugura novo período na história da Casa de Leis. Com o que há de mais tecnológico na área de áudio e vídeo, e aplicação do sistema digital Dante e NDI, passa a ser possível a interligação de toda a Assembleia, a partir de câmeras 4K e áudio digital.

Com o novo estúdio será possível transmissão ao vivo de vários pontos da sede, a exemplo do plenário, sala das comissões, auditórios, anfiteatro e salão nobre. Os investimentos nos novos equipamentos possibilitam levar aos telespectadores, em tempo real, mais informações relativas ao trabalho dos parlamentares. A TV Alego conta, ainda, com novas ilhas de edições, a fim de dar mais qualidade aos trabalhos de reportagem e transmissões.

Referência e qualidade

Os equipamentos de ponta de áudio e vídeo adquiridos pela Casa, junto com a tecnologia adotada, já são considerados referência para a implantação em outros órgãos no País. Representantes do Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro estiveram na nova sede do Parlamento goiano para conhecerem as novas instalações da televisão.

O sistema, que alia equipamentos de qualidade, também é dotado de eficiência energética. Deurismar Ferrer, da Assessoria Adjunta de Audiofonia, ressaltou que contar com a qualidade em áudio e vídeo oferecidos nesse novo período da história da Alego se deve ao empenho do presidente Lissauer Vieira, que, desde a retomada das obras da nova sede, sempre acompanhou de perto. “Tantos investimentos em tecnologia de qualidade, se devem ao empenho do presidente”, frisou.

Espaço acessível

O anfiteatro, com área total de 1.169 m², foi planejado para 692 lugares, distribuídos da seguinte maneira: 679 assentos, oito espaços para PNE, quatro assentos para Pessoa Obesa (PO) e um espaço para cão guia. O intuito é proporcionar mais conforto e acessibilidade. O espaço é aparelhado com equipamentos de áudio e vídeo, e já conquistou fama nacional pela alta qualidade técnica dos equipamentos e sistema utilizados.

O local pode ser acessado pela área interna e pela área externa. Isso possibilita que, dependendo do evento, não haja a necessidade de que os convidados entrem nas dependências da Alego. O auditório dispõe, ainda, de dois camarins individuais, com banheiro acessível e chuveiro; banheiros públicos e para PNE. O palco tem elevação de 75 cm; o pé direito boca de cena, possui 6,40m, com largura boca de cena, com 17,13 m; e profundidade de 7,2m.

Artista plástico

O artista plástico Cleider de Souza é o responsável pela execução do busto do ex-governador Iris Rezende, instalado no plenário da Casa. “Eu não o conheci de perto, mas admirava muito o trabalho dele. É uma felicidade muito grande para mim”, ressaltou. O artista também é o autor do busto do empresário Carlos Vieira e assinou, ainda, o busto do ex-governador Maguito Vilela, que foi instalado na entrada do novo prédio da Assembleia Legislativa, que recebeu o nome de Palácio Maguito Vilela.

Cleider explicou que, para a execução das obras, utiliza uma fotografia da personalidade, elaborando uma escultura em argila ou gesso. Em seguida, é confeccionada uma forma em resina ou silicone. Após essa etapa, é feito um modelo em cera, quando é possível realizar acabamento mais refinado à peça.

Em outra fase, é feita nova forma, normalmente em resina ou gesso e pó de argila, a partir do modelo em cera. Com o novo molde pronto, o bronze já pode ser derretido para preenchimento da forma. Com cerca de 65 cm de altura, a execução do busto consome de 40 a 50 kg do metal, e já está na fase final de realização. Após a secagem, a peça ainda será lixada e receberá um banho com ácido, responsável por ativar a coloração.

Cleider é artista plástico desde 1990. Goiano, natural de Pontalina, realizou os primeiros trabalhos em pedra sabão e argila e, ao longo da carreira desenvolveu várias técnicas empregadas com muita criatividade nas obras que realiza. Artista plástico e escultor, produziu inúmeras obras que estão espalhadas pelo País e no exterior, em países como USA, Inglaterra, Itália, Japão, Espanha e outros. Cleider já realizou diversas exposições no circuito nacional de artes. “Minha arte se faz presente em vários e diferentes locais como: igrejas, templos, praças, jardins, catedrais, salões e colecionadores”, contabiliza.

*Agência Assembleia de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *