Campanha “Maio Laranja” mobiliza debates sobre o abuso e exploração sexual infantil
Brasília sedia esta semana uma série de discussões sobre a efetividade das ações de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A agenda integra as diversas mobilizações pelo país, pautadas pela campanha “Maio Laranja”, para lançar luz à importância de despertar o consciente coletivo sobre um tema sensível e urgente.
Voltadas a fortalecer uma cultura de proteção, estimular a formação cidadã dos jovens e prevenção à violência em todo o estado, as discussões reúnem na capital federal importantes defensores da causa, como Rodrigo Delmasso, Secretário de Estado da Família e Juventude do DF e a Senadora Damares Alves, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. Reconhecidos pela atuação na defesa dos direitos da infância e juventude, as autoridades discutem as iniciativas para promover o dia Distrital de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, por meio da Lei Distrital 5.667/2016, durante o Maio Laranja.
O evento tem apoio da Demà Aprendiz, tecnologia social da Renapsi, e contará com a presença de jovens e adolescentes do Programa “Jovem Candango”, que atende adolescentes, com idade entre 14 e 18 anos, priorizando jovens em situação de vulnerabilidade social. Além da inserção no mundo do trabalho, o programa oferece formação ética, cidadã e profissional, integrando teoria e prática. Aline Ferreira, diretora executiva da Demà Aprendiz, observa que a agenda é fundamental para reforçar o compromisso com a proteção dessa parcela da população.
“Na Demà Aprendiz, entendemos que falar sobre o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é também educar para a cidadania e para o respeito. Promover e participar desse diálogo fortalece os vínculos, empodera adolescentes e contribui para a construção de uma sociedade mais segura e consciente”, comentou.
*Jean Corrêa