Dia do Trabalhador altera expediente nas repartições públicas em Goiás
Estado decretou ponto facultativo nesta sexta
As repartições públicas do Estado terão alterações no funcionamento por conta do feriado nacional do Dia do Trabalhador, comemorado nesta quinta-feira, 1º de maio. Conforme o Decreto nº 10.682, assinado pelo governador Ronaldo Caiado e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) em 22 de abril, a sexta-feira (2/5) será ponto facultativo. Os atendimentos serão retomados normalmente na segunda-feira, 5 de maio.
A decisão não se estende aos serviços essenciais, que seguirão operando normalmente. Continuarão em funcionamento as áreas de saúde, segurança pública (como as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros), fiscalização, arrecadação e os canais oficiais de comunicação do Governo de Goiás.
Confira como ficam os horários de funcionamento:
Vapt Vupt
Na quinta-feira (1/5), todas as unidades estarão fechadas, tanto na capital quanto no interior. Na sexta-feira (2/5), o funcionamento será das 8h às 13h, com exceção das unidades padrão do Detran e do Procon, em Goiânia, e da unidade de Jussara, que não terão expediente. No sábado (3/5), as unidades que normalmente funcionam nesse dia seguirão com atendimento regular.
Detran-GO
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) estarão fechados nos dias 1º e 4 de maio. O atendimento presencial será retomado na segunda-feira (5/5). O Detran-GO informa que documentos, taxas e multas com vencimento durante o feriado poderão ser pagos no próximo dia útil, sem cobrança de encargos. Durante o período, os serviços digitais permanecem disponíveis por meio do site oficial, Portal Expresso e aplicativo Detran GO ON.
Restaurante do Bem
As 16 unidades do Restaurante do Bem estarão fechadas na quinta-feira (1/5). Na sexta-feira (2/5), o funcionamento será normal, com atendimento das 10h às 14h30, garantindo refeições balanceadas ao valor simbólico de R$ 2.
Procon Goiás
A sede do Procon estará fechada nos dias 1º e 2 de maio. O atendimento presencial e o Disque-Denúncia (151) serão retomados na segunda-feira (5/5). Durante o feriado, os consumidores poderão registrar denúncias e reclamações na plataforma Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).
Saneago
A Saneago manterá equipes de plantão para garantir o pleno funcionamento dos sistemas de água e esgoto. O atendimento ao cliente continuará 24 horas pelos canais: Central 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115, Agência Virtual (www.saneago.com.br) e aplicativo.
Ceasa
O mercado das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) funcionará normalmente das 3h às 14h nos dias 1º e 2 de maio. Já o setor administrativo estará fechado na quinta-feira (1/5), retornando na segunda-feira (5/5).
Unidades culturais
Espaços culturais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), como o Cine Cultura e o Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia, e o Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás, estarão abertos durante o feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira (1º/5), até domingo (4/5). Outras unidades estarão fechadas.
Nesta quinta-feira (1º/5), na sessão das 19h, o Cine Cultura estreia “Homem Com H”, cinebiografia de Ney Matogrosso dirigida por Luna, com Jesuíta Barbosa no papel principal. Já o Centro Cultural Martim Cererê está sendo palco da 2ª edição do Festival Rap Ground. No feriado do dia 1°, o festival continua com entrada gratuita, mediante a doação de 1 litro de leite longa vida. No domingo (4/5), o Martim Cererê recebe o Festival Internacional de Breaking “Circle Wiba Brazil”, das 14h às 23h.
O Centro Cultural Octo Marques estará fechado no feriado e na sexta, ponto facultativo, mas reabre normalmente no sábado (3/5 ) e no domingo ( 4/5 ), das 9h às 17h. A Vila Cultural Cora Coralina estará fechada no feriado, na sexta-feira e no final de semana, retornando ao funcionamento normal a partir da segunda-feira (5/5).
Na cidade de Goiás, o Cine Teatro São Joaquim recebe o espetáculo “A Trança Perdida”, de Anna Behatriz Azevedo, na quinta (1/5) e na sexta-feira (2/5), às 19h, com entrada gratuita. E no sábado (3/5), às 19h, será apresentado o show Beneficente em homenagem ao Dia das Mães, com Gilberto Nunes e Convidados, também com entrada gratuita. O Palácio Conde dos Arcos, também na cidade de Goiás, não abrirá ao público no feriado do dia 1°, mas funciona na sexta-feira (2/5), até às 13h, no sábado (3/5), até às 17h e no domingo (4/5), até às 13h.
Estarão fechados entre os dias 1º e 4 de maio: o Teatro Goiânia; o Arquivo Histórico Estadual; as bibliotecas Braille e Pio Vargas; a Gibiteca Jorge Braga; os museus Pedro Ludovico e da Imagem e do Som (MIS); e o Museu Ferroviário de Pires do Rio. As atividades retornam na segunda-feira (5/5).