Festival CENA EM CIRCULAÇÃO reforça a importância do teatro e da dança na cultura local
O evento reuniu mais de 100 artistas em cinco semanas de programação diversa
O Festival Cena em Circulação encerrou sua programação no último dia 18 de abril, consolidando-se como uma das mais importantes iniciativas culturais do município. Durante cinco semanas, o festival promoveu uma intensa agenda de apresentações cênicas em diversas linguagens, mobilizando mais de 100 artistas e técnicos. A coordenação ficou a cargo do experiente dramaturgo, diretor e ator Fernando Fernandes, referência no cenário cultural da região.
O encerramento contou com a presença do Diretor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Brasília (UnB), que prestigiou o espetáculo “Invisíveis”. As apresentações foram realizadas em três arenas culturais da cidade: Teatro Ravel Mesquita, Ponto de Cultura Alquimia e Escola de Artes Vem Viver.
Além de destacar o teatro como eixo central, o festival trouxe uma programação inclusiva e diversa, com espaço para a dança tradicional, companhias de dança clássica e moderna, performances do público LGBTQIA +, além de números de circo e stand-up comedy. A realização do festival foi possível por meio do apoio do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), através da gestão municipal, reafirmando o compromisso com o fomento à economia criativa e à geração de empregos no setor cultural.
“O teatro e a dança representam a maior força cultural do nosso município. A região Leste de Goiás é, indiscutivelmente, o maior polo de artes cênicas do estado. Com projetos como este, fortalecemos ainda mais esse segmento“, afirma Fernando Fernandes, que também é fundador e coordenador do Ponto de Cultura Alquimia.
A relevância da Alquimia foi recentemente reconhecida em nível nacional, com a visita da Secretária Nacional do Ministério da Cultura, Sra. Márcia Rollemberg, acompanhada da Ministra Margareth Menezes, que citaram a instituição como uma das mais importantes do estado de Goiás.
Destaque também para o lançamento do filme “A Lona”, idealizado por Fernandes e apresentado no Multcine, com sessão de estreia lotada e grande aclamação do público, mais uma demonstração da potência artística e organizacional do coletivo Alquimia.
*SECOM/PMVG