Secretaria de Assistência Social e Cidadania promove evento em alusão ao Outubro Rosa
A Campanha Outubro Rosa é uma conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, através do Programa Melhor Idade e CRAS Pracinha da Cultura, em parceria com o SEST SENAT, realizou, na manhã desta sexta-feira, dia 21 de outubro, a ação “Outubro Rosa na Melhor Idade”.
A campanha é uma conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. O evento teve como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre estas doenças, contribuindo para a redução da mortalidade das mulheres.
O evento contou com a presença do secretário de Ação Social e Cidadania, Zé Antônio Ribeiro, do diretor de Cidadania do município e CRAS DA PRACINHA, Macio Melo, enfermeira e palestrante Aline, Ricardo representando o SEST SENAT, representante do grupo Margaridas, mestre Baião, enfermeiras e comunidade
Ainda teve orientação nutricional, ventosa-terapia, auriculoterapia, massoterapia, atendimento psicológico, assistência social, palestras sobre prevenção ao câncer de mama, aula funcional e distribuição de brindes.
Também marcou presença a representante do Grupo Margaridas, Aline, que criou o grupo com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida ás mulheres, principalmente aquelas do grupo da maior idade, onde os filhos já adultos deixam a casa, deixando, principalmente nas mães, a sindrome do ninho vazio.
Juntas, aprendendo e fazendo artesanato, com muito bate papo e troca de experiências, vão interagindo, são momentos únicos de terapia ocupacional, saindo da rotina, proporcionando um “renascer”.
Para o secretário de Assistência Social e Cidadania, Zé Antônio, a participação das mulheres é fundamental para o sucesso da campanha. “Não podemos negligenciar os cuidados com a nossa saúde, precisamos adotar hábitos saudáveis tanto a nível físico quanto mental para promover uma doença agressiva como essa. Queremos contribuir com a comunidade valparaisense, mantendo-a sempre bem informada”, disse .
*por Rosângela Méri