22 de setembro: Dia da Juventude do Brasil
No dia 22 de setembro é comemorado o Dia da Juventude do Brasil, que é a data onde se celebra os jovens e sua importância para a sociedade.
Em 22 de setembro, comemora-se o Dia Nacional da Juventude – uma data muito importante para serem reforçadas a contribuição desse segmento à sociedade e a responsabilidade do poder público na promoção de ações de inclusão.
Como sabemos os jovens de hoje serão os adultos que formarão a sociedade de amanhã. Apesar do clichê, a juventude tem realmente grande importância na sociedade, pois a partir dela que poderão ser geradas mudanças, que trarão benefícios no futuro, como um melhor desenvolvimento, diminuição de intolerâncias, diminuição da violência, entre outros.
Considerando dados do IBGE, a população jovem entre 15 e 24 anos chega a 20% do total da população, o que significa que de cada 10 brasileiros, 2 estão na fase considerada juventude.
No Brasil, o Dia da Juventude foi decretado oficialmente com a Lei nº 10.515, de 11 de julho de 2002, instituindo o dia 12 de agosto como o Dia Nacional da Juventude. Porém, os jovens brasileiros foram presentados com outra data, sendo comemorado o Dia da Juventude do Brasil em 22 de setembro.
O futuro da juventude brasileira passa pela educação, pois ela é fundamental para que os jovens possam se preparar para o futuro, desenvolvendo um pensamento crítico e ademais de suas habilidades, para assim torná-los cidadãos plenos.
Jovens são o futuro da nação!
Maiores Riscos para a Juventude
A juventude é uma fase de transição, e pode ser bem complexa e inconsequente, além do mais, com a grande quantidade de jovens que existem no Brasil, existem vários riscos que podem afetar o desenvolvimento deles, como por exemplo: questões de saúde pública, como o vício no álcool e drogas, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce; questões ligadas a violência, como violência física ligada a abuso de álcool e drogas e também de ordem sexual, como abusos, além é claro da violência no trânsito que devido a soma de vários fatores, acaba vitimando cada dia mais os jovens.
Desta forma é necessário um trabalho voltado a prevenção e educação de todos, orientando e criando regras que possam minimizar todos esses riscos e garantir uma fase de juventude tranquila