10 dos 11 prefeitos do Entorno. não comparecem a cerimônia de posse da Secretária do Entorno
Em meio ao tom político e eleitoral da cerimônia de posse dos novos secretários estaduais, o governador Ronaldo Caiado (UB) garantiu que os cargos na administração não são ocupados simplesmente por critérios políticos ou apadrinhamentos. O governador voltou a ressaltar a importância de se intensificar a entrega de resultados pela gestão para o fortalecimento da base aliada para as disputas municipais de 2024 e aponta que, para isso, é necessário ter competência.
Apesar do discurso de unidade dos prefeitos da região do Entorno do DF para a escolha de Maria Caroline Fleury, apenas Carlinhos do Mangão (PL), prefeito de Novo Gama, marcou presença.
A posse da Secretária da Região Metropolitana do Entono pelo governador Ronaldo Caiado, Maria Caroline Fleury de Lima como titular da recém-criada Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF) foi marcada pela ausência de prefeitos, lideranças e parlamentares do Entorno.
Depois da divisão interna, governistas apontaram para consenso em torno de nome técnico. No entanto, a nova auxiliar é indicação direta da ex-deputada federal Flávia Arruda, que estava presente ontem ao evento, no Auditório Mauro Borges, em Goiânia.
O líder do governo, deputado estadual Wilde Cambão (PSD) tentou amenizar a situação em seu discurso, mas sem muitas palavras diante o iminente fracasso da articulação política liderada apenas pelo prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL), que se tornou o maior e quase que isolado articulador do governo na região.
Nos bastidores, a nova secretária está sendo bastante criticada por não ter experiência para exercer o cargo e por desconhecer a região do Entorno.
O prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, do MDB, que é presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (Amab) e defensor de Caiado na região, está insatisfeito com a escolha do governador.
“O governador (Ronaldo Caiado) disse que a decisão seria junto com os prefeitos e não foi”, reclamou Mossoró para a imprensa goiana.
Teve prefeito que estava em Goiânia e não compareceu à posse da nova secretária. É o caso do gestor da Cidade Ocidental, Fábio Côrrea, do PP. O prefeito preferiu participar de um evento na Universidade Federal de Goiás (UFG) do que prestigiar a posse.
Os gestores até indicaram dois nomes para Ronaldo Caiado, mas foram ignorados. Um dos indicados era o deputado federal, Célio Silveira, do MDB, e o outro era o ex-prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango.