Goiás

Governo de Goiás começa a distribuir mudas de pequi sem espinhos

Ação é voltada para agricultores e viveiristas

Mudas de pequi sem espinhos chegarão em breve à mesa das famílias goianas. É o que garante a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), que inicia nesta quarta-feira (9/11) a distribuição de exemplares do fruto durante um evento na sede localizada no Campus II da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.

Os pesquisadores vão disponibilizar a agricultores familiares e viveiristas previamente cadastrados seis mudas de pequi, sendo três sem espinhos. As novas variedades são semelhantes ao fruto tradicional em relação à cor e ao sabor e próprias para atender tanto o comércio quanto a indústria. Elas atendem à demanda dos produtores goianos por pequizeiros mais rentáveis e também à sociedade, que passa a ter acesso a frutos com polpa carnuda e saborosa.

Após o lançamento, viveiristas e agricultores familiares que realizaram cadastramento no site da Emater serão os primeiros a adquirir mudas das seis variedades. Os kits serão vendidos pelo valor de R$ 150,00 cada lote, de acordo com a oferta. No caso de viveiristas, é preciso estar cadastrado no Ministério da Agricultura (Renasem) e, para os agricultores familiares, é exigido cadastramento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Pesquisa
A parceria de mais de 25 anos da Emater e da Embrapa Cerrados começou com pesquisas de clonagem, com a propagação de mudas por sementes, estaquia e enxertia. Ao encontrar pés de pequi sem espinhos na natureza, a equipe fez vinte clones da planta, transportados para o banco de germoplasmas da Emater. Avaliados durante anos, eles foram multiplicados e hoje o espaço possui mais de 1.600 pequizeiros. As novas cultivares possuem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de abril deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *