Região Metropolitana

Projeto ‘HORTA NA ESCOLA’ é implantado no município de Novo Gama

A ação foi realizada na Escola Municipal Professor Walteides Alves Ribeiro, no residencial América do Sul

 Na manhã da última segunda-feira (26), o Prefeito, Carlinhos do Mangão, esteve presente na Escola Municipal Professor Walteides Alves Ribeiro, no residencial América do Sul, para celebrar o sucesso do projeto ‘Horta na Escola’ – a primeira horta elaborada em uma escola de Novo Gama.

O objetivo é utilizar o espaço para plantação de hortaliças naturais e inserir os estudantes em debates sobre a importância da educação alimentar e do cultivo de alimentos orgânicos. O projeto foi iniciado há dois meses e atenderá todas as escolas do município.

No ambiente, há plantação de alface americana, alface crespa, alface roxa, alface lisa, brócolis, acelga, couve-manteiga, cheiro-verde e cebolinha. Em outro espaço, futuramente, serão plantadas outros tipos de hortaliças.

De acordo com a diretora substituta, Silvielene de Souza, os professores já realizam oficinas para estimular o aprendizado dos alunos em novas áreas, desse modo, será inserida uma nova oficina que envolva-os em atividades de plantio e os ensine sobre a importância de uma boa alimentação.

“Os alunos estudam em período integral, então, para ocupar os horários vagos, realizamos várias oficinas, como a de informática e nutrição. Com a oficina de horta, os alunos aprenderão a plantar e a colher, vamos desenvolver um projeto relacionado à agricultura, onde eles aprenderão sobre a prática orgânica”.

Segundo o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar, João de Assis, o projeto ensina como o alimento é produzido e a importância da alimentação livre de agrotóxicos.

“Esse projeto beneficia todas as escolas municipais, e visa reduzir o custo da merenda escolar e melhorar a qualidade da alimentação dos alunos; haja vista que todos são produtos orgânicos. Esse é o objetivo fundamental da horta, atender a todo o município, enriquecer a alimentação dos alunos e diminuir os custos da merenda escolar. A intenção é produzir, colher e plantar novamente para entregar toda semana para as escolas. Essa aqui é uma horta fixa, estaremos sempre colhendo e entregando alimentos mais saudáveis para as crianças.”.

O Secretário explica, ainda, que não só as escolas serão beneficiadas com a iniciativa, outros projetos voltados à alimentação foram pensados para auxiliar as famílias de baixa renda do município

“Nós temos outros programas para atender outras secretarias. Existe a intenção de realizar o projeto de uma horta, por meio da Secretaria de Promoção Social, para atender as famílias carentes de Novo Gama. O projeto já está pronto, algumas questões precisam ser acertadas para que ele saia do papel e possa ser executado”.

A ação é uma idealização da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Prefeitura de Novo Gama, Secretaria de Educação e Secretaria de Promoção Social, e com o apoio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária de Goiás –  EMATER-GO.

Por: Eduarda Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *