Goiás

Obras de construção civil impulsionam criação de empregos, em Goiás

Segundo dados do CAGED, em junho, mais de 8 mil pessoas foram contratadas pelo setor no estado; Foram 10% de vagas de trabalho a mais na comparação do mesmo mês do ano anterior

O mercado imobiliário é um dos setores que mais cresceu e se desenvolveu nos últimos meses. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil cresceu 9,7% em 2021 após registrar uma queda de 6,3% no ano anterior, quando começou a pandemia da Covid-19.

Esse crescimento deve permanecer até o final de 2022, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Pela segunda vez consecutiva, neste ano, o órgão aumentou a projeção do crescimento do PIB da construção civil e o setor deve ter alta de 3,5% e ficar acima da economia nacional.

Os números positivos também são vistos na oferta de empregos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que, somente em junho deste ano, entre contratados e desligados no Brasil, o saldo de novas vagas preenchidas foi de 30.257 mil  no setor da construção. Em Goiás, mais de 1.893 pessoas tiveram a vaga de emprego no segmento garantida no referido mês, registrando um aumento de 10% comparado ao mesmo mês do ano passado, quando foram preenchidas 1.716 mil vagas. Em 2022, no primeiro semestre, o saldo de vagas geradas na área foi de 184.748 em todo o país, sendo 11.033 no Estado.

Essa grande oferta de empregos só é possível pelas inúmeras obras de empreendimentos que foram iniciadas. No bairro planejado Reserva do Vale, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, por exemplo, a fase de conclusão da parte de infraestrutura do bairro tem atualmente 70 pessoas trabalhando e pode aumentar no decorrer dos próximos dias, segundo Fabyano Zanette Borges, engenheiro responsável pela infraestrutura urbana do bairro. “Com o desenvolvimento das obras, o número de oportunidades poderá triplicar e ajudar muitos trabalhadores”, revela.

Fabyano também acrescenta que as obras das casas dos proprietários de lotes no bairro já estão liberadas e também devem gerar empregos no bairro planejado. Dois condomínios já foram lançados, totalizando 520 lotes. “Dois projetos de casas no Condomínio Vale das Brisas já estão em execução com 12 pessoas trabalhando, mas é previsto o início de mais de  20 casas para serem construídas nos próximos meses. Imagina a quantidade de vagas que vão surgir. São auxiliares de obra, pedreiros, mestre de obras, encanadores, eletricistas, carpinteiros, pintores e outros profissionais que poderão ter oportunidade de trabalho neste bairro”.

O engenheiro comemora o bom momento pelo qual o mercado imobiliário passa e as milhares de oportunidades que estão surgindo, mas admite que a falta de qualificação é o principal problema dos construtores. “Estou contratando a todo momento, pois esse fluxo de vagas sempre existe, mas está muito difícil de encontrar no mercado profissionais com mão de obra qualificada. O mercado de trabalho na construção civil está deficitário, sempre estamos à procura de trabalhadores, então a dica para aqueles que desejam ocupar uma dessas vagas é qualificar”.

Sobre o bairro 

O Reserva do Vale fica na região sul da cidade de Valparaíso de Goiás, com acesso privilegiado pela BR-040, a 40 km de Brasília, e está em obras aceleradas. Com 56 alqueires de área, o que corresponde a 6,5 quilômetros lineares, o bairro planejado conta com uma área de aproximadamente 2,35 milhões de metros quadrados (m²) de extensão. No espaço, serão construídos condomínios horizontais, condomínios verticais, parques, áreas comerciais, espaços de conexão e integração para diversos segmentos, tais como hub de esportes, saúde e educação, entre outros serviços.

*Felipe Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *